VRops: Não permite importar dashboards

VRops: Não permite importar dashboards

Alguns dias atrás um cliente me pediu para verificar uma instalação do vRealize Operations Manager (vRops), pois ele havia assistido um webcast recentemente e achou interessante a possibilidade de importar e editar dashboards. De fato existem muitos dashboards prontos que podem ser baixados diretamente no Vmware {Code}, que facilitam em muito as tarefas do dia-a-dia com informações valiosas sobre o ambiente Vmware.

Como ele havia comprado o vSphere with Operations Manager há uns 2 anos e não estava utilizando o produto, após assistir o webcast ele começou a dar os primeiros passos instalando o vRops e começando a usar. Quando ele tentou importar os dashboards ele não conseguia, quando ele me contatou, acreditava que era um problema de permissões, pois ele já havia criado novos usuários com todas as permissões e mesmo assim as opções de editar os dashboards não apareciam, como pode ser observado na Figura 1.

Figura 1: Nota-se que as opçoes do “menu” são limitadas.

Antes de rever os usuários e as permissões, fui diretamente verificar qual licença estava aplicada no produto. Neste caso específico a licença era referente a versão “Standard” (Figura 2). Neste caso não se tratava de um erro de permissões ou de um bug, mas sim de uma limitação da versão.

Figura 2: Detalhes da versão.

Então antes de acreditar que existe um problema de permissão ou um bug, dê uma olhada na matriz de comparação de versões disponível aqui. Antes de finalizar, outro fato semelhante relacionado com a licença é que a versão Standard também não permite a criação de relatórios customizados.

Consultor veterano na área de Tecnologia da Informação, com passagem em grandes empresas, graduado em Ciência da Computação com especialização em microeletrônica e gestão de projetos, detentor de diversas certificações de mercado (Microsoft, Cisco, Brocade, Vmware, etc.).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *