VMworld 2018 – Segundo Dia – Segunda-feira

VMworld 2018 – Segundo Dia – Segunda-feira

Continuando o meu diário do VMworld 2018, hoje vou falar do que rolou na segunda-feira (27/08/2018), o dia da abertura oficial do evento. Na segunda começamos o dia com o café da manhã em um espaço enorme dedicado as refeições que eram servidas no VMworld. A sessão de abertura ocorreu as 09:00 horas, com a presença do CEO Pat Gelsinger, o espaço onde ocorreu a sessão de abertura é simplesmente gigante como pode ser visto no Vídeo 1 (abaixo).

A entrada de Pat Gelsinger contou com vários efeitos luminosos no palco como pode ser visto no Vídeo 2 (abaixo).

Logo no início Pat comentou sobre os vinte anos da VMware, relembrando logo no começo da importância da comunidade VMware e o começo em 1998 com apenas cinco pessoas determinadas que fundaram a empresa. Continuando a história dos vinte anos, Pat lembrou a revolução e a transformação do Datacenter com a virtualização, a popularização dos dispositivos móveis e a introdução do Workspace ONE, a virtualização de redes e a introdução do NSX e por fim o caminho para a nuvem e a parceria com a Amazon Web Services.

Mostrou também que “…as vezes o que se faz em Vegas, você leva com você…” e exibiu uma tatuagem com a logomarca da VMware no braço esquerdo, arrancando aplausos da plateia.

Em termos de novidades, temos algumas coisas bacanas que foram anunciadas, inclusive com a presença do CTO da VMware (Ray O’Farrell) e do presidente da Amazon Web Services – AWS (Andy Jassy). Como são várias novidades, vou falar um pouco sobre cada uma delas:

Expansão da cobertura global do serviço VMware Cloud on AWS, com a disponibilidade em novas regiões incluindo o Brasil (previsão para o segundo trimestre de 2019) como pode ser observado na Figura 1;

Figura 1: Em breve no Brasil VMware on AWS.

Lançamento do Amazon RDS (serviço de Base de Dados da AWS onde é possível executar alguns banco de dados relacionais como Microsoft SQL Server, Oracle, MySQL e outros)  on VMWare, permitindo a criação e operação de Base de Dados de formar muito similar ao Amazon RDS tradicional, todavia na infraestrutura local (on-premises) ou em uma nuvem híbrida. Na Figura 2 (abaixo), temos o anúncio desta funcionalidade;

Figura 2: RDS on-premises.

O anúncio do Project Dimension que consiste em uma oferta de infraestrutura gerenciada pela VMware , basicamente a oferta VMware Cloud Foundation executando sobre um Appliance Hiperconvergente, neste primeiro momento esta oferta será entregue através da parceria com Dell EMC e Lenovo. Sinceramente estou curioso para ver como isso irá funcionar na prática.

A jornada para a multi-cloud com gerenciamento facilitado através da aquisição da CloudHealth (Figura 3). A plataforma permitirá o gerenciamento de custos, uso, segurança e performance para nuvens públicas (AWS, Azure e Google Cloud) de forma centralizada.

Figura 3: Em breve gerenciamento Multi-Cloud.

O lançamento de uma nova edição do vSphere, chamada de vSphere Platinum (Figura 4), considerando as informações apresentadas, será uma edição acima da Enterprise Plus e como principal diferencial, teremos o foco em segurança (inclusão do VMware AppDefense). Alguns slides foram dedicados a abordagem diferenciada em relação às outras ferramentas de segurança que procuram por aplicações e comportamentos potencialmente perigosos (“chasing  bad”) já o AppDefense permite que os clientes definam o que é o funcionamento normal das aplicações (“ensuring good”).

Figura 4: vSphere Platinum com AppDefense.

A disponibilidade em breve do vSphere 6.7 Update 1 também foi anunciada, entre as novidades desta atualização teremos a disponibilidade do vSphere Client HTML5 com 100% das funcionalidades (sim, isso é excelente), suporte a vMotion para GPU (Nvidia) e FPGA’s Intel, vCenter Server Converge Tool que na prática simplificará a infraestrutura do vCenter, melhorias para Hiperconvergência (inclusive durante a apresentação de Pat Gelsinger um slide sobre o momento do VSAN foi exibido, com a informação que mais de quinze mil clientes já adotaram o VSAN) e finalmente melhorias também na “Content Library”. Creio que a disponibilidade geral do “Update 1” do vSphere deverá ocorrer durante a edição europeia do VMworld 2018 (início de novembro próximo).

Outra novidade muito interessante a disponibilidade do vSphere (ESXi) para a plataforma ARM, conforme a Figura 5 (abaixo).  Durante a apresentação, por alguns instantes foi exibida a imagem de um cluster executando sobre plataforma ARM com mais de 180 dias de “uptime” e com funcionalidades como DRS e H.A. habilitados, inclusive tivemos uma demonstração de vMotion nesta plataforma. Não creio que este tipo de solução está sendo desenvolvida para o uso em Datacenters, mas sim para aplicações IOT e casos de uso específicos.

Figura 5: ESXi rodando sobre ARM.

Como podemos perceber com esse resumo da sessão de abertura, quem pensa que a VMware é apenas uma empresa de virtualização ou que está parada no tempo se engana. Sei que muitos ainda confundem a VMware com vSphere, mas a virtualização de servidores é apenas uma fração de várias soluções para atender diversos desafios dos ambientes de TI modernos.

Após a sessão de abertura, me dirigi ao “Solutions Exchange” (área destinada aos mais de 200 expositores), pois tinha uma demonstração agendada com a Thycotic. A solução de gerenciamento de acessos privilegiados e de senhas é de fato surpreendente, com muitos recursos que vão além do simples cofre de senha. Além da qualidade do produto, a equipe me recebeu muito bem e com toda a atenção possível (Figura 6). Devo em breve dedicar uma postagem de “review” sobre esta solução em breve.

Figura 6: Equipe da Thycotic.

Ainda no “Solutions Exchange”, visitei alguns expositores, encontrei com o Douglas Wallace (brasileiro que é “General Manager” da Pure Storage para América Latina) que me apresentou a família Pure Storage X90 (com 250 micro segundos de latência).

Figura 7: Visita ao booth da Pure Storage.

Na parte da tarde, assisti a uma sessão sobre Vmware VSAN e participei de uma sessão reservada da HPE, um Tech Briefing para vExperts, onde o gerente da aliança HPE/VMware reforçou que apesar da proximidade entre Dell EMC e VMware, a parceria entre HPE e VMware continua sólida e cada vez mais forte. Adicionalmente também foi apresentado o modelo de infraestrutura “on-premises” que é ofertada como serviço através do GreenLake.

Saindo desta sessão, passei no “Booth” (stand) da Rubrik para pegar o livro “VSphere 6.7 Clustering Deep Dive” diretamente da mão dos autores Niels Hagoort, Duncan Epping e Frank Denneman.

Figura 8: Pegando o livro direto com os autores.

Para finalizar o dia, tivemos a recepção para os clientes e parceiros da América Latina que ocorreu no TOPGOLF, onde foi possível tentar jogar Golf (pensa em algo difícil de jogar), além do ambiente muito bacana, foi ótimo para conhecer várias pessoas e discutir um pouco mais sobre os lançamentos do dia e sobre tecnologia em si. Após esta recepção, estavam ocorrendo duas festas patrocinadas, uma pela Rubrik com duas atrações de Hip Hop (RUN-DMC e THE ROOTS) e a festa da Cohesity com a presença de Snoop Dog. Optei por ir direto para o hotel e renovar as energias para o próximo dia.

Figura 9: Campo de Golf (TOPGOLF) onde ocorreu a recepção para clientes e parceiros da América Latina.

Enfim foi uma ótima segunda-feira, nas próximas postagens irei continuar com o meu diário de bordo para os demais dias.

Link do primeiro dia: VMWORLD 2018 – PRIMEIRO DIA – DOMINGO

Consultor veterano na área de Tecnologia da Informação, com passagem em grandes empresas, graduado em Ciência da Computação com especialização em microeletrônica e gestão de projetos, detentor de diversas certificações de mercado (Microsoft, Cisco, Brocade, Vmware, etc.).

2 thoughts on “VMworld 2018 – Segundo Dia – Segunda-feira

  1. Excelente resumo do VMWorld 2018. Acabo de ler e está muito completo com um bom fluxo do que passou durante o evento. Muito obrigado de ter reservado u espaço na sua publicação sobre nossa conversa no estande da Pure Storage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *