Certificações Microsoft Azure

Certificações Microsoft Azure

Com certeza a nuvem veio para ficar e na vice-liderança (segundo o quadrante mágico do Gartner para Infraestrutura como Serviço na Nuvem) está à nuvem pública da Microsoft, o Azure.

Embora eu tenha uma opinião formada sobre certificações, que já mencionei em um artigo que escrevi há algum tempo atrás no site TI Especialistas. Creio que como um plano de estudo e talvez até como um diferencial no currículo, é válido se certificar, principalmente nestas tecnologias promissoras como a nuvem.

Optei por realizar três exames (70-532, 70-533 e 70-534) e comprei o Bundle promocional, agora tenho até o dia 31 de Dezembro de 2017 para fazer os três exames, a vantagem do Bundle é a opção dos re-testes inclusos além do custo mais acessível que comprar os três exames de forma individual.

O primeiro desafio é estudar para estes exames, como a nuvem de uma forma geral é muito dinâmica os materiais de estudo também são. Junto com os exames comprei três livros para me preparar, na ansiedade, não consultei o conteúdo que eles cobriam antecipadamente. São os livros “Exam Ref”:

Exam Ref 70-532 Developing Microsoft Azure Solutions;

Exam Ref 70-533 Implementing Microsoft Azure Infrastructure Solutions;

Exam Ref 70-534 Architecting Microsoft Azure Solutions.

Comparando as seções de habilidades aferidas em cada exame com o conteúdo dos livros, ficou claro que apesar dos livros serem editados em 2015, eles já estão obsoletos, pois no final de 2016 os exames foram atualizados. Os livros ainda falam sobre o modelo de implantação ASM (Azure Service Management) enquanto os novos exames avaliam as habilidades do modelo ARM (Azure Resource Manager).

Sei que a Internet possui uma oferta muito grande de tutoriais, artigos, blogs e vídeos que com certeza cobrem todo o escopo dos exames, mas sou meio nostálgico  na hora de estudar e prefiro os livros, pois na grande maioria os livros possuem um coerência de linguagem, termos e abordagem dos assuntos, além de possuir uma certa organização que facilita a leitura e a absorção dos assuntos.

Livros de tecnologia sempre tiveram vida curta, mas com a nuvem a vida não é curta, é praticamente um instante.

Apesar de ser um veterano e já ter feito diversos exames de certificação, por uma precipitação, acabei comprando livros que nem vou usar. Então fica a dica, pesquise e compare se o livro esta atualizado com o conteúdo do exame.

Em breve devo escreve mais sobre Azure e outras plataformas de nuvem pública e privada à medida que eu for estudando para os exames.

Consultor veterano na área de Tecnologia da Informação, com passagem em grandes empresas, graduado em Ciência da Computação com especialização em microeletrônica e gestão de projetos, detentor de diversas certificações de mercado (Microsoft, Cisco, Brocade, Vmware, etc.).

4 thoughts on “Certificações Microsoft Azure

    1. Olá Salomão!
      Hoje com certeza as certificações de Microsoft Azure, Google Compute Cloud e AWS são as mais promissoras, então eu sugiro manter o foco nessas. Falando especificamente de Microsoft Azure, eu buscaria obter (como eu obtive ano passado) a certificação MCSE Cloud Platform and Infrastructure.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *