Teclado Francês e os acentos

Teclado Francês e os acentos

Recentemente em uma viagem internacional comprei um notebook pela Amazon para ser entregue no hotel, na correria de efetuar a compra, nem percebi que a opção de teclado era Francês Canadense. Só quando recebi o produto na véspera de retornar ao Brasil que percebi, mas nem me preocupei muito pois não considero a adaptação um grande problema, afinal o teclado era francês mas no padrão QWERTY (ainda bem, alguns teclados franceses são no padrão AZERTY).

A grande questão do teclado Francês Canadense são alguns acentos, principalmente o “til” (~) e o cedilha (ç) que para serem reproduzidos necessitam de combinações de teclas o que torna a digitação lenta. Eu pessoalmente preferi customizar o teclado, desta forma ao pressionar a tecla “Alt GR” (o equivalente a Alt+Ctrl) juntamente com a tecla “o” consigo obter o caracter “õ” e fiz o mesmo com as teclas “a” e “c” (respectivamente para se obter o “ã” e o “ç”). O processo em si é muito simples, vamos aos passos abaixo:

1 – Efetuar o donwload do Microsoft Keyboard Layout Creator 1.4 (https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=22339) e instalar o mesmo no computador, o processo em si é super simples;

2 – Após a conclusão da instalação basta abrir o Microsoft Keyboard Layout Creator 1.4, onde teremos uma tela semelhante a abaixo (Figura 1):

Figura 1: Tela inicial da ferramenta de customização de teclado.

3 – No menu “File” escolher a opção “Load Existing Keyboard” (Figura 2):

Figura 2: Selecionando a opção de carregamento de Layout.

4 – Agora devemos selecionar

Figura 3: Selecionando o Layout adequado.

5 – O layout “Canadá (francês) será carregado (Figura 4):

Figura 4: Layout Canará (francês) carregado.

6 – Agora selecione a opção “Alt+Ctrl (AltGr)” para configurarmos os caracteres que serão “digitados” quando pressionarmos a tecla “AltGr” juntamente com outras teclas (Figura 5):

Figura 5: Selecionando a opção “Alt+Ctrl”.

7 – Agora selecionamos (com um clique do mouse) a tecla “c”, será aberta uma tela para digitar qual caracter será efetivado quando o conjunto de teclas “AltGr”+”c” forem pressionadas. Na Figura 6, estamos configurando esta combinação para imprimir a combinação da tecla “ç” (cedilha);

Figura 6: Incluindo o cedilha no nosso layout personalizado.

8 – Devemos fazer isso para as demais teclas, na Figura 7 estamos inserindo o caracter “õ”.

Figura 7: Como este símbolo praticamente não é utilizado, optei por substituir.

9 –  Após realizarmos estes mesmos passos para a tecla “a”, precisamos marcar a opção “Shift”, assim quando desejarmos utilizar uma única letra maiúscula iremos pressionar em conjunto com a tecla “AltGr” e a letra (Figura 8):

Figura 8: Combinação das teclas “AltGr” + “Shift”.

 

10 – Ao final, teremos as letras maiúsculas com a acentuação desejada (Figura 9):

Figura 9: Letras maiúsculas com acentos.

11 – Finalmente, iremos gerar um pacote de instalação do layout através da opção “Build DLL and Setup Package” (Figura 10). Serão solicitadas algumas informações básicas, como o nome do teclado, descrição, informações de “copyright” :

Figura 10: Gerando o pacote de instalação com o novo layout.

12 – Agora basta acessar as configurações de “Região e idioma” e clicar na botão “Opções” como na Figura 11:

Figura 11: Selecionando as opções de idioma.

13 – Finalmente iremos selecionar o layout que criamos (Figura 12):

 

Figura 12: Selecionando o novo layout.

Para facilitar, deixo aqui o pacote compilado pronto para ser usado, a vantagem deste método é que você pode customizar o tecaldo da forma que desejar.

Consultor veterano na área de Tecnologia da Informação, com passagem em grandes empresas, graduado em Ciência da Computação com especialização em microeletrônica e gestão de projetos, detentor de diversas certificações de mercado (Microsoft, Cisco, Brocade, Vmware, etc.).

2 thoughts on “Teclado Francês e os acentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *