Office 365: Em quantas máquinas posso instalar o Office?
ATUALIZAÇÃO 07/01/2021 – Muitas pessoas me questionam se a iniformação deste post continua válida. A resposta é: Sim continua válida, mas atentar que esta postagem se refere aos planos para empresas e não para usuários domésticos. Então tenha isso em mente durante a leitura. Planos para uso doméstico podem possuir regras e características diferentes.
O Office 365 tem se popularizado nos últimos anos como uma alternativa robusta de produtividade para as empresas. Logo é comum surgir algumas dúvidas, principalmente no tocante aos planos do Office 365 que permitem a instalação do pacote Office em desktops, tablets e smartphones. Atualmente a os planos corporativos que possuem o direito de instalação do Office são os destinados a pequenas empresas com até 300 usuários: Office Business e Business Premium; e os planos destinados a grandes empresas Office 365 ProPlus e Enterprise E3 e E5.
A dúvida mais comum está relacionada justamente a quantidade de dispositivos, pois na página existe a informação que o produto pode ser instalado em até quinze dispositivos (cinco desktops, cinco telefones e cinco tablets) como pode ser visto na imagem abaixo que está disponível na página do produto em: https://products.office.com/pt-br/business/compare-more-office-365-for-business-plans
É comum alguns clientes me perguntarem se possuindo 100 computadores, poderiam comprar apenas 20 licenças e deste modo estariam utilizando o produto de forma legal. Na imagem acima é possível ver claramente que a licença abrange “cinco PCs ou Macs” com o detalhe “por usuário”. Logo qualquer variação da utilização por vários usuários claramente fere o licenciamento da solução.
Vale lembrar também que quando o produto é instalado a ativação não ocorre por uma chave de ativação, mas sim no mínimo uma vez a cada 30 dias é necessário o usuário informar o e-mail registrado no Office 365 e a senha, ou seja, na prática não é viável a utilização de forma coletiva, embora algumas pessoas perguntam-me se podem criar um usuário genérico apenas com o fim de ser utilizado para a ativação periódica do produto. Embora seja possível, ressalto que não é legal.
Outra dúvida comum é no uso via RDS (Remote Desktop Services) que seria o uso de uma única instalação compartilhada. Neste caso o entendimento é o mesmo, inclusive existe documentação específica para este caso onde está claro que cada usuário deve possuir uma licença, o documento pode ser acessado aqui e na imagem abaixo destaco a parte do texto específica sobre este assunto.
Adicionalmente os “Termos dos Serviços Online” também especificam claramente (na página 26) que os direitos de uso do aplicativo são por usuário, estes termos foram atualizados recentemente (maio de 2018) e inclusive estão disponíveis para download em português brasileiro em: https://www.microsoft.com/pt-br/Licensing/product-licensing/products.aspx
ou diretamente neste link.
Então a resposta das perguntas resume-se: Cada usuário dos planos empresariais do Office 365 pode realizar múltiplas instalações, desde que os dispositivos sejam utilizados pelo usuário que possui a licença atribuída.
One thought on “Office 365: Em quantas máquinas posso instalar o Office?”
Na verdade amigos,a resposta dada pelo moderador não estava levando em conta que era Office 365 Business. O office 365 para empresas é uma licença para cada usuário, esse usuário pode ter até 5 dispositivos.
Apenas a versão Home, uso doméstico, pode ser compartilhada com até 6 pessoas.
É importante verificar esses detalhes para se manter legal.