VMworld 2018 – Terceiro Dia – Terça-feira

VMworld 2018 – Terceiro Dia – Terça-feira

Após uma segunda-feira de novidades, a minha terça começou com o café da manhã servido no VMworld. Na terça tivemos a presença da Nobel da Paz Malala Yousafzai na “General Session” no começo da manhã, creio que por este motivo, para entrarmos na sessão era necessário a passagem por detectores de metais e revista, além da inspeção de bolsas e mochilas , penso que era uma medida de segurança pelo fato das ameaças que Malala já sofreu.

A “General Session” denominada “Pioneers of Possible” começou com o COO da VMware Sanjay Poonen, logo no início da sessão ele já exibiu o antebraço direito com uma tatuagem (Figura 1) semelhante a exibida no dia anterior por Pat Gelsinger.

Figura 1: Sanjay Poonen exibindo a tatuagem.

Sanjay, continuou a apresentação com uma linha do tempo da evolução do datacenter (Figura 2) e também comentou a obsessão da VMware com a satisfação do cliente e exibiu um slide com o posicionamento da VMware  em um Ranking dos últimos cinco anos com indicadores do nível de satisfação. Também foram exibidos slides com a economia financeira e os benefícios da adoção das tecnologias de virtualização (vSphere), Storage Definido por Software (VSAN) e a redução de custos de 50% entre cenários pré-virtualização de redes e pós (NSX).

Figura 2: A inovação da VMware ao longo dos anos.

Tivemos um painel com a presença de Rohan Pal (CIO da Brinks), David Matthews (Lead Solutions Architect da Sky) e Ramon Lewis (CIO do National Commercial Bank), as conversas foram relacionadas à modernização de datacenter e a jornada multi-cloud.

Após o painel ainda sob a condução de Sanjay, tivemos um “case” com o foco no Workspace ONE com a presença de John Mockett (IT Lead da Adobe) e Maria Pardee (Senior Vice President da DXC). Antes de finalizar essa primeira parte da sessão, Sanjay exibiu o último slide com a visão da VMware (Figura 3) que se traduz em qualquer dispositivo, qualquer aplicação e qualquer nuvem (privada, híbrida e pública).

Figura 3: Qualquer dispositivo, qualquer aplicação e qualquer nuvem.

Após esta primeira parte da “General Session”, tivemos a exibição do trailer do filme Malala, antes da entrada triunfal de Malala Yousafzai no palco onde todos se levantaram para aplaudir,  o que pessoalmente achei muito legal. Ela comentou sobre o poder da educação e dos desafios que as mulheres sofrem em algumas comunidades para terem acesso a educação.

Após a sessão de abertura da terça, dediquei uma parte do tempo para assistir algumas sessões técnicas (“Breakout Sessions”) sempre com o foco em performance, Software Defined Storage e Software Defined Network. Visitei mais alguns expositores no “Solutions Exchange” e reservei um tempo para pegar uma cópia autografada do livro “VMware NSX Automation Fundamentals” que foi escrito pelos Brasileiros Caio Oliveira e Thiago Koga (Figura 4).

Figura 4: Mais um livro autografado. VMware NSX Automation Fundamentals.

Mas a melhor parte da terça realmente foi a festa dos vExperts, a mesma foi realizada no “PinBall Hall of Fame” e além da presença de vExperts do mundo inteiro, tivemos a presença de Pat Gelsinger (CEO da VMware) que é uma pessoa super acessível, além de tirar fotos com todos que solicitavam (eu mesmo tirei uma foto que pode ser vista na Figura 5), conversou e respondeu perguntas de várias pessoas. Além de jogarmos Pinball (uma grande variedade de modelos, muitos temáticos, nas Figuras 6 e 7 é possível ter uma ideia da quantidade), foi uma ótima oportunidade para conhecer pessoas muito bacanas, muita delas que eu só conhecia pela Internet como o Felipe Lacerda e o Fernando Teixeira (Figura 8).

Figura 5: Pat Gelsinger foi super atencioso com todos os presentes.

 

Figura 6: Pinball para todos os gostos.

 

Figura 7: O local é amplo, aqui é possível ver apenas uma parte.

 

Figura 8: Networking com outros vExperts Brasileiros.

Outra coisa que achei muito legal nesta “vExpert Party” foi o quanto fomos acolhidos por outros membros da comunidade. Tivemos um churrasco tradicional americano (Figura 9), e houve um momento que estávamos comendo e conversando (Eu, Felipe Lacerda, Fernando Teixeira e o Felipe Roque) em Português, outros vExperts que estavam na mesa pediram para conversarmos em Inglês, pois eles também queriam participar da nossa conversa. Foi no geral uma experiência ótima. Neste mesmo dia estava ocorrendo a “Festa Lendária” patrocinada pela Veeam, porém optei por não ir, pois saí no final da festa dos vExperts e como já era mais de 22 horas, preferi voltar para o hotel e descansar para o próximo dia.

Figura 9: Churrasco tradicional Americano.

Assim terminou meu terceiro dia de VMworld 2018.

Link do primeiro dia: VMWORLD 2018 – PRIMEIRO DIA – DOMINGO

Link do primeiro dia: VMWORLD 2018 – SEGUNDO DIA – SEGUNDA-FEIRA

Consultor veterano na área de Tecnologia da Informação, com passagem em grandes empresas, graduado em Ciência da Computação com especialização em microeletrônica e gestão de projetos, detentor de diversas certificações de mercado (Microsoft, Cisco, Brocade, Vmware, etc.).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *