VMworld 2018 – Últimos dias – Quarta e Quinta-feira

VMworld 2018 – Últimos dias – Quarta e Quinta-feira

Estamos há quase um mês desde que o VMworld 2018 ocorreu. Como na quarta-feira (o penúltimo dia do evento), não tivemos “General Session”, minha quarta começou com o café da manhã e na sequência uma sessão sobre “VMware Site Recovery” onde foram explorados alguns tópicos relacionados a recuperação de desastres como serviço na AWS. Após esta sessão, como a quarta-feira é o último dia de “Solutions Exchange”, visitei alguns expositores e assisti uma demonstração da ferramenta de monitoramento de cargas de trabalho em ambientes multi-cloud da Uila. O que achei mais interessante além dos recursos da ferramenta em si é a oportunidade de conversar com fundadores da companhia como os senhores Dean Au e Dilip Advani (Figura 1), que são veteranos da indústria de redes, com passagens por companhias como Fluke Networks e 3Com.

Figura 1: Visita ao “Booth” da Uila.

Também reservei um tempo para prestigiar a apresentação dos amigos vExperts Brasileiros Valdecir Carvalho, Tarsio Moraes, Ricardo Conzatti e Wesley Martins (Figura 2) que contaram sua experiência dos primeiros meses de vBrownBag Brasil (assista aqui).

Figura 2: Apresentação do vBrownBag Brasil.

Após o almoço, participei de uma sessão de “Design Studio” que é bem diferente das demais, nestas sessões primeiramente é preciso de assinar um NDA (Non-Disclosure Agreement, um acordo de não divulgação) pois temos um público limitado a 6 pessoas e recursos que ainda estão sendo desenvolvidos para futuras versões são apresentados. O objetivo deste tipo de sessão é colher contribuições dos participantes sobre novas funcionalidades e sugestões de melhorias nos recursos.

Antes do fim do dia, visitei mais alguns expositores no “Solutions Exchange” antes de ir para a festa oficial do VMworld. Foram disponibilizados ônibus que realizavam o translado entre o hotel Mandalay Bay e o local da festa (The Pavillions at World Market). Além do local ser enorme, grupos musicais se apresentaram (Royal Machines e outros).

Na quinta-feira, o último dia de evento, após o café da manhã, assisti sessão geral denominada “The Frontiers of Reality” com a presença Raffaello D’Andrea, Laurie Santos e Anil Seth, logo no começo Raffaello (Verity Studios /Amazon Robotics) exibiu alguns vídeos fantásticos de máquinas autônomas (alguns Drones realizando tarefas inimagináveis), já Laurie (professora da Yale University) trouxe alguns insights sobre felicidade e como a nossa mente nos engana sobre o que nos faz feliz (Figura 3), e apresentou algumas “dicas” de como ser mais feliz. Finalmente Anil (Professor da University of Sussex ) fez uma sessão do estilo “truques da mente” onde nos mostrou como o nosso cérebro nos engana e explorou um pouco sobre alucinações e percepções.

Figura 3: Esse “insight” me chamou a atenção.

Como na quinta o término do VMworld ocorria por volta das 14 horas, selecionei um Workshop sobre Kubernetes (Run Kubernetes on VMware), e também dediquei os últimos minutos para responder as pesquisas das sessões para poder retirar a camiseta oficial do VMworld 2018 (este ano, existia um desafio onde cada atividade concluída geravam pontos que podiam ser trocados por brindes).

Antes de me despedir do VMvillage, a última foto com os Brazukas (Figura 4). Agora é aguardar o próximo que em 2019 será em San Francisco.

Figura 4: Alguns dos ilustres Brasileiros no VMworld 2018.24

 

Link do primeiro dia: VMWORLD 2018 – PRIMEIRO DIA – DOMINGO

Link do segundo dia: VMWORLD 2018 – SEGUNDO DIA – SEGUNDA-FEIRA

Link do terceiro dia: VMWORLD 2018 – TERCEIRO DIA – TERÇA-FEIRA

Consultor veterano na área de Tecnologia da Informação, com passagem em grandes empresas, graduado em Ciência da Computação com especialização em microeletrônica e gestão de projetos, detentor de diversas certificações de mercado (Microsoft, Cisco, Brocade, Vmware, etc.).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *