Failover Cluster no Windows 2019, com erro ao atualizar o CNO (Cluster Name Object)

Failover Cluster no Windows 2019, com erro ao atualizar o CNO (Cluster Name Object)

Recentemente peguei um caso muito estranho, um cluster recém configurado no Windows Server 2019, apresentava erros referentes ao Cluster Name Object (CNO). Os erros eram os seguintes:

O objeto de computador associado ao recurso de nome de rede de cluster ‘Nome do Cluster’ não pôde ser atualizado no domínio ‘axislera.com.br’ durante a operação

Password change.

O texto do código de erro associado é Acesso negado.

Além da mensagem acima, encontrei outras:

A identidade do cluster ‘CLUSTERAXISLERA$’ pode não ter as permissões necessárias para atualizar o objeto. Trabalhe com o administrador de domínio para garantir que a identidade do cluster possa atualizar objetos de computador no domínio.

Após pesquisar na documentação da Microsoft, não encontrei uma solução viável para o caso, até que optei por simplesmente no snap-in “Active Directory Users and Computers” localizar a conta do cluster (CLUSTERAXISLERA$) e nas propriedades, na aba de segurança adicionei as permissões para a própria conta de computador do cluster (CLUSTERAXISLERA$), além das contas dos computadores que compunham o cluster. Feito isso o erro e os problemas se foram.

Consultor veterano na área de Tecnologia da Informação, com passagem em grandes empresas, graduado em Ciência da Computação com especialização em microeletrônica e gestão de projetos, detentor de diversas certificações de mercado (Microsoft, Cisco, Brocade, Vmware, etc.).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *